Kalléo não foi nenhum dia dessa semana para o EMEI, pois por causa da chuva e morar perto do rio, a água subiu e um pessoal lá na vila rica está passando por bastante sufoco, não podem sair de casa...
Mas hoje veio falar em especial da Vitória, a cada dia mais esperta e falante... logo ela que se comunicava só por olhares, só essa semana já ouvi ela falar : alface, escova, dente, rua, patatá, boneca, barbie, banana, papa ( comida), chuva e ... prô ká.
Pois é hoje ela me chamou de prô ká, e eu fiquei tão maravilhada e pensei : Meu Deus escolhi a profissão certa, ela se adaptou completamente a mim ! Logo ela que quando chegava na escolinha no inicio ela trancava os passos porque não queria entrar, agora ela só me ver que já estica o braço, é tão bom fazer um trabalho assim, é maravilhoso e mais fácil educar crianças normais, mas com crianças especiais é melhor ainda, tu te cansa as vezes , pois é a base do método repetição umas 9 vezes até eles alcançarem o objetivo estabelecido , porém pra que melhor do que ouvir o que eu ouvi hoje , ela falou meu nome ou melhor falou o que me identifica dentro da escolinha onde todos me chamam assim, fiquei maravilhada e eu acho que após minha graduação quero fazer o meu pós e me especificar diretamente ao trabalho de INCLUSÃO.
"Quando perdemos o direito de ser diferentes perdemos o privilégio de sermos livres".
quinta-feira, 29 de agosto de 2013
Reflexão do dia.
As pessoas mudam. O amor às vezes dói. Amigos somem. As coisas dão errado. Mas lembre-se: a vida continua.
quarta-feira, 28 de agosto de 2013
Reflexão
- Qual destes três agentes (escola,professor,aluno) mais mudou em 30 anos?Qual menos mudou? O que mais mudou foi os alunos cujo quase todos tem computadores em casa, e o que menos mudou são as escolas as quais muitas tem computadores mas estes não funcionam ou não tem um acompanhamento técnico onde acaba os alunos não utilizando.
- Em que aspectos ocorreram mudanças .Porque não ocorreram mudanças? Que mudanças você sugere para a educação? Ocorreram mudanças em novos métodos a serem trabalhados, em lugares com dificil aceso ainda não ocorreram mudanças por falta de verba e etc, acho que todo educador deve mudar em sí próprio pessoal, transmitir mais alegria e amor as crianças e jovens, mostrar que realmente gosta do que faz, pois escolhemos isso, escolhemos ser educador , então se escolhermos, estudamos pra isso, não devemos nunca tratar um aluno com gritos ou agressão.
- Relacione e exemplifique,conforme sua prática (como professora ou estudante)os aspectos que facilitam ou dificultam a utilização dos computadores na sala de aula.
Aspectos que facilitam:
Que hoje em dia como vivemos em uma era digital, muitas crianças com 4,5 anos já sabem mexer no computador, ligar, jogar, isso é bom pelo fato delas aprenderem mais rápido com jogos educativos no mundo da tecnologia, pois elas tem mais interesse em aprender algo tecnologico.
Aspectos que dificultam:
Seria que muitas pais orientam para né aprendizagem ou desenvolvimento educativo, mas também muitos não, onde as crianças ficam livres e ás vezes aprendem coisas negativas a ela, também o fato que hoje em dia muitas crianças tem redes sociais, onde corre o risco muito sério de acontecerem fatos de pedofilia .
segunda-feira, 26 de agosto de 2013
Um pouco de Kalléo e Vitória
Atualmente o Kalléo não agride mais nem a mim nem a seus colegas, ela está mais calmo, pedi "beculpa" - (desculpa) quando faz algo que ele ve que não era pra ser feito, ensinei a ele o jogo de trocas de palavras e invéz de ele falar "c.." "p..t.." que eram os palavrões que ele falava antes quando estava nervoso e brabo agora ele fala " amor" "princesa" "amigo" e foi muito engraçado esses dias ele ficou com raiva dai ele me olhou com uma cara de brabo e disse "amigo" kk É numa dessas que percebo que escolhi a melhor profissão de todas.
Kalléo só usa fraldas agora pra dormir, e não faz mais xixi nas calças, sempre chega e diz "coco xixi" é sinal de que tenho que levar ele no banheiro.
Eu e o Kalléo, na hora da soneca, esse foi um dos dias "power" dele que é obvio que ele não dormiu.
Vitória
A vivi começou a falar e interagir mais comigo, antes ela não falava nada nem me olhava direito, agora ela ja fala algumas coisas no momento de escovar os dentes ela fala "escova escova" eu pergunto se ela quer levar a escova e ela balança a cabeça com um sinal de sim, também adora lavar as mãos e sorri sempre quando se vê no espelho, adora músicas, e ela já me identifica por exemplo quando tem atividades de ir pra rua, ou dançar ela estica o braço pra minha direção e faz uma fala enrolada tipo um som de "ham ham" que é pra eu ir até ela e ajudar ela a levantar, pra dançar com ela ou mesmo para caminhar até o lugar da próxima atividade.
Estou desenvolvendo com ela atividades com cores e sons, para ver se ela começa a falar, a mãe dela disse que ela fala tudo em casa, então eu acho que na escolinha ela não fala por ser um processo de adaptação, como quando entrei onde ela nem se quer me olhava, e agora já fala comigo, já sorri para mim.
Aí está a Vivi na hora de brincar.
sábado, 24 de agosto de 2013
MEU TRABALHO COM A INCLUSÃO DE CRIANÇAS ESPECIAIS
Olá estou trabalhando na prefeitura municipal de gravataí em um EMEI- Escola Municipal de Educação Infantil, onde eu trabalho na monitoria com crianças especiais e tive a ideia de falar aqui no blog um pouco sobre as duas crianças que monitoro onde trabalho, que é a Vitória ( 6 anos) com paralisia cerebral, e o Kalléo ( 5 anos ) com hiperatividade e um laudo ainda não tão explícito.
Acho importante compartilhar com vocês meu dia-dia com os dois, e relatar todos os desafios e dificuldade que já tive, onde agora são menor.
Enfim vamos começar !
Comecei trabalhando no EMEI dia 16 de maio desse ano, o ínicio foi bem desafiante e estranho, pois eu estava acostumada a trabalhar somente em escolas como a que fiz o estágio de termino do curso de magistério, e com crianças normais, porém aos poucos eu fui me acostumando, a professora da turma onde trabalho me ajudou bastante e hoje já é uma grande amiga, enfim a vitória tem mais problema é na locomoção onde ela não caminha sem um apoio e também com a fala, e com a coordenação motora, o Kalléo era hiperativo e agressivo , no inicio que entrei meu maior desafio foi ele, ele me agredia e falava palavrões quando a gente mandava ele NÃO fazer alguma coisa...
Vou mostrar uma foto deles pra vocês verem, Kalléo e a Vitória são os dois no brinquedo laranja.
Acho importante compartilhar com vocês meu dia-dia com os dois, e relatar todos os desafios e dificuldade que já tive, onde agora são menor.
Enfim vamos começar !
Comecei trabalhando no EMEI dia 16 de maio desse ano, o ínicio foi bem desafiante e estranho, pois eu estava acostumada a trabalhar somente em escolas como a que fiz o estágio de termino do curso de magistério, e com crianças normais, porém aos poucos eu fui me acostumando, a professora da turma onde trabalho me ajudou bastante e hoje já é uma grande amiga, enfim a vitória tem mais problema é na locomoção onde ela não caminha sem um apoio e também com a fala, e com a coordenação motora, o Kalléo era hiperativo e agressivo , no inicio que entrei meu maior desafio foi ele, ele me agredia e falava palavrões quando a gente mandava ele NÃO fazer alguma coisa...
Vou mostrar uma foto deles pra vocês verem, Kalléo e a Vitória são os dois no brinquedo laranja.
quarta-feira, 21 de agosto de 2013
Dia do Folclore- 22 de agosto
O Folclore é festejado no dia 22 de agosto, é uma festa típica na qual são reunidos os costumes e as tradições populares, como lendas, provérbios, danças, artesanato, canções, contos, jogos, brincadeiras, mitos, adivinhações entre outras atividades culturais. O folclore consiste na compreensão do modo de vida de determinado povo.
Fazem parte do Folclore brasileiro:
Comídas Típicas do Folclore
Danças Folclóricas
Fotos dos Personagens do Folclore
História dos Personagens do Folclore
Lendas Folclóricas
Brincadeiras Folclóricas
Fantasias de Folclore
Músicas do Folclore
Sendo assim, para ser considerado folclore, certo costume deve ser muitas vezes colocado em prática por um número grande de pessoas. A palavra Folclore teve origem a partir dos vocábulos “Folk” que significa em inglês “povo” e “Lore”, “conhecimento”. O Brasil possui um dos folclores mais ricos do mundo, sendo formado pelos índios, brancos e negros ao longo da colonização. Em cada região do país, as tradições folclóricas são diferentes, com suas festas, danças, comidas e bebidas típicas.
Personagens do Folclore Brasileiro :
Mitos e contos folclóricos mais conhecidos do Brasil.
Lobisomem – O mito existe em diversos lugares do mundo e conta que um homem foi atacado por um lobo e sobreviveu, se transformando em lobisomem todas as noites de lua cheia quando ataca todos que estão em sua frente.
Curupira – Protetor das matas e dos animais, o curupira é um anão de cabelos longos e vermelhos que possui os pés virados para trás para que ao deixar suas pegadas no chão ninguém consiga persegui-lo.
Boitatá – É uma cobra de fogo que protege as matas e os animais, perseguindo aqueles que prejudicam a natureza.
Corpo-seco – Consiste em um homem que não foi uma boa pessoa em vida e se transformou em alma penada, um tipo de assombração, e anda pelas estradas assustando as pessoas.
Mula-sem-cabeça – Uma mulher, ao se envolver com um padre, foi castigada por sua negligência e se transforma em todas as noites de quinta para sexta-feira em um animal quadrúpede que lança fogo pelas narinas.
Mensagem de ínicio
Quando a amizade atravessa o seu coração, deixa uma emoção que não te deixa.
Não sei como te dizer, mas só acontece quando duas pessoas fazem juntas um voo.
Voo que nos leva no alto, além dos outros, como se fizessem um salto na imensidão. E não tem distância, nunca tem limite, se você já está dentro de mim...
Para sempre, em qualquer lugar estarás, em qualquer lugar estarei, entre as coisas que você vive eu para sempre viverei.
Em qualquer lugar estarás, nós nos encontraremos juntos, Abraçados um com o outro, além do destino. Em qualquer estrada, em qualquer céu, e de qualquer jeito seja, nós não nos perderemos.
Abre teus braços, me manda um sinal, não tenha medo, que te acharei.
Nunca estarás sozinho eu lá estarei prosseguindo o voo que, me conduz dentro de ti para sempre.
Não sei como te dizer, mas só acontece quando duas pessoas fazem juntas um voo.
Voo que nos leva no alto, além dos outros, como se fizessem um salto na imensidão. E não tem distância, nunca tem limite, se você já está dentro de mim...
Para sempre, em qualquer lugar estarás, em qualquer lugar estarei, entre as coisas que você vive eu para sempre viverei.
Em qualquer lugar estarás, nós nos encontraremos juntos, Abraçados um com o outro, além do destino. Em qualquer estrada, em qualquer céu, e de qualquer jeito seja, nós não nos perderemos.
Abre teus braços, me manda um sinal, não tenha medo, que te acharei.
Nunca estarás sozinho eu lá estarei prosseguindo o voo que, me conduz dentro de ti para sempre.
Assinar:
Postagens (Atom)