quarta-feira, 23 de outubro de 2013

RESPOSTAS AULA 8

Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída, aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente.
No ensino tudo parte do professor da decisões do professor, quando se fala em ensino por projetos podemos estar falando dos planos de aula, onde o professor elabora e parte a seguir aquele projeto, e quando se fala em aprendizagem por projeto e através das duvidas do autor em formular questões para fazer um projeto e ensinar aprendendo junto com seus alunos.
Usamos como estratégia levantar, preliminarmente com os alunos, suas certezas provisórias e suas dúvidas temporárias. E por que temporárias? Pesquisando, indagando, investigando, muitas dúvidas tornam-se certezas e certezas transformam-se em dúvidas ; ou, ainda, geram outras dúvidas e certezas que, por sua vez, também são temporárias, provisórias. 
Há diferentes caminhos que podem levar a construção do projeto, a partir das necessidades do aluno. Inventando e decidindo é que os estudantes/autores vão ativar e sustentar sua motivação. Para tanto, precisamos respeitar e orientar a sua autonomia para:
  • Decidir critérios de julgamento sobre relevância em relação a determinado contexto.
  • Buscar/localizar/selecionar/recolher informações.
  • Definir/escolher/inventar procedimentos para testar a relevância das informações escolhidas em relação aos problemas e Ã? s questões formuladas.
  • Organizar e comunicar o conhecimento construído.
Um projeto pode começar a ser construído apartir do momento que uma criança começar a ter dúvidas.
 Os professores têm se surpreendido muito com a quantidade de informações que os alunos trazem, mesmo sobre conteúdos e tecnologias que não haviam sido tratados no currículo da escola! Observamos então, como as crianças optam por questões diferentes, originais e relevantes! Estas questões geram projetos com oportunidades de muitas buscas e experimentações.
A busca de soluções para as questões que estão sempre surgindo num ambiente enriquecido configura a atitude e a conduta de verdadeiros pesquisadores.
São levantadas dúvidas daquele momento, mas quais são as certezas que ficam?
Em primeiro lugar, tratam-se de certezas provisórias porque o processo de construção é um processo continuado e ocorre numa situação de continuidade alternada com a descontinuidade. Uma certeza permanece até que um elemento novo apareça para ser assimilado.
Para que um novo conhecimento possa ser construído, ou para que o conhecimento anterior seja melhorado, expandido, aprofundado, é preciso que um processo de regulação comece a compensar as diferenças, ou as insuficiências do sistema assimilador. Ora se o sistema assimilador está perturbado é porque a certeza "balançou". Houve desequilíbrio. O processo de regulação se destina a restaurar o equilíbrio, mas não o anterior.
Na verdade, trata-se sempre de novo equilíbrio, pois o conhecimento melhora e aumenta! E, justamente é novo, porque é um equilíbrio que resultou da assimilação de uma novidade e, portanto, da ampliação do processo de assimilação do sujeito, que se torna mais competente para assimilar outros novos objetos e resolver outros novos problemas.
Buscar a informação em si, não basta. É apenas parte do processo para desenvolver um aspecto dos talentos necessários ao cidadão. Os alunos precisam estabelecer relações entre as informações e gerar conhecimento. Não há interesse em registrar se o aluno retém ou não uma informação, aplicando um teste ou uma "prova" objetiva, por exemplo; porque isso não mostra se ele desenvolveu um talento ou se construiu um conhecimento que não possuía. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário